Pensamentos Marcantes...

Ninguém nasce já com ódio por outra pessoa pela sua pele, pela sua nacionalidade ou ainda pela su religião. Para odiar, a pessoas têm de aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.
Nelson Mandela

Acredito na liberdade para todos; não apenas para os negros.
Bob Marley

Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Meu "cratinho", terra amada tenta amenizar calor trocando asfalto por pedra

 
Enquanto outras cidades pavimentam suas vias com asfalto, conforme avança o processo de urbanização, no município do Crato, o Governo do Estado está fazendo o oposto. As três principais ruas da cidade estão mudando: o asfalto está sendo retirado e dando lugar a blocos de concretos para, segundo a prefeitura, amenizar o clima no centro.
Segundo o secretário de Infraestrutura do município, José Muniz, o concreto de cor cinza claro pode diminuir a temperatura em até 30% durante as horas mais quentes do dia.
“Um projeto paisagístico acompanha a iniciativa. Serão plantadas árvores que dão boas sombras, apropriadas para centros urbanos”, conta ele.
Como o Crato bem no sopé da Chapada do Araripe. Por estar em uma região serrana, a temperatura é amena à noite, chegando a 15° C. De dia, entretanto, prevalece o sol forte característico do Nordeste e temperaturas altas de até 35 °C.
Com um clima assim, caminhar pelas ruas do centro do Crato – onde está praticamente todo o comércio da cidade de dia – exige disposição e muito protetor solar. “No final da manhã e durante toda à tarde fica muito quente. O asfalto absorve o calor e provoca um efeito estufa”, explica o secretário de Infraestrutura.

Foto: Divulgação
Rua João Pessoa, também no centro da cidade, em 1920, com as pedras, antes do asfalto
Inicialmente, 1,5 quilômetros de extensão das ruas João Pessoa, Miguel Limaverde e Dom Quintino, receberão os blocos de concreto no lugar do asfalto. Essas vias estão ganhando calçadas mais largas de quatro metros de extensão e padronizadas com ladrilhos.
Em contrapartida, as pistas com oito metros de comprimento terão apenas seis agora. “A intenção é tornar o centro um shopping a céu aberto, tirando também a poluição visual e o comércio desordenado” como já foi feito em Juazeiro do Norte, diz o secretário.
O novo calçamento deixará as três ruas mais parecidas com as vias no início do século passado. A rua João Pessoa, por exemplo, tinha calçadas largas e era toda pavimentada por calçamento na década de 20.
As obras começaram na segunda quinzena de julho deste ano. A previsão de entrega é para o final de janeiro de 2012. O valor total é de R$ 5 milhões.

Retirado de:
http://www.vejajuazeiro.com.br/v2/cidades/item/1615-crato-tenta-amenizar-calor-trocando-asfalto-por-pedra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário