Pensamentos Marcantes...

Ninguém nasce já com ódio por outra pessoa pela sua pele, pela sua nacionalidade ou ainda pela su religião. Para odiar, a pessoas têm de aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.
Nelson Mandela

Acredito na liberdade para todos; não apenas para os negros.
Bob Marley

Pesquisar este blog

domingo, 25 de setembro de 2011

Origem de meu nome!!!


O nome de uma pessoa funciona como um distintivo, um identificador, que irá particularizá-la no curso da vida. Constitui uma grande responsabilidade dos pais, algumas culturas têm rituais próprios para a escolha do nome. O objeto deste trabalho é a análise do meu, para tanto, pesquisei tanto as razões da escolha quanto a etimologia de cada palavra que o compõe.
Num primeiro momento cabe que eu apresente o foco deste estudo: chamo-me Mário Philipe Martins da Paz. Esta escolha tem referência ao nome do meu pai, pois, quando do meu nascimento, meus pais escolheram o primeiro nome do meu genitor “Mário” e acrescentaram o “Philipe” como diferencial, adotando esta escrita por questões de estética. O sobrenome foi resultado da junção do “Martins”, sobrenome da minha mãe e do “Paz”, do meu pai.
Além disso, pesquisando as origens linguísticas de cada substantivo que compõe o meu nome pude chegar a uma significação bem curiosa.  “Mário” tem procedência germânica, significa “homem por excelência”, todavia, há quem diga ser de origem latina, em razão de que havia uma família de guerreiros na Antiga Roma chamada “Marius”. 
“Philipe” deriva das palavras gregas “phileó” (gostar) e “hippos” (cavalo), logo, “aquele que ama cavalos”, foi dado primeiro aos reis da Macedônia que estabeleceram a cavalaria macedônica, depois se espalhou pela Europa sendo incorporado em diversas línguas, tendo hoje muitas variações na escrita.
Agora quanto ao sobrenome, “Martins” significa filho de Martim, que por sua vez, tem origem latina (romana) e significa grosseiramente “guerreiro” e “nobre”, lembrando que na Antiguidade Clássica, especialmente em Roma, a guerra era tarefa destinada aos nobres. Há quem interprete no sentido de haver ligação com o deus romano da guerra: “Marte”. A junção dos nomes “Martins” e “Paz” implica a interpretação de “guerra na paz”.
Por fim, meus pais, sem conhecer os significados exatos do nome que me deram, me identificaram com “o homem por excelência, que adora cavalos, guerreiro da paz”. Concluo afirmando que muito me agradou a escolha, e conhecer as origens etimológicas do meu nome me causou apreço maior ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário